O conceito de Inovação pode até parecer algo distante que requer grandes recursos para a sua realização, mas a gente vai te dar algumas dicas de como inovar na sua empresa através de mudanças culturais e investimento estratégico. 😉👇

Pensando a longo prazo

Seja através de novas formas de gerenciamento, ofertando algo que ninguém mais oferece, disponibilizando produtos e serviços que nenhuma outra empresa consegue copiar ou recriando formas de interações entre as pessoas envolvidas, a implementação da inovação está diretamente ligada ao sucesso das micro e pequenas empresas.

Esse processo impacta positivamente nas vendas, na competitividade e no valor do seu negócio. Por isso, para garantir a sua presença no mercado é importante pensar não só em atender as demandas atuais, mas também entender as expectativas de quem consome e se manter em constante adaptação através da inovação.

A diversidade é essencial 

Algumas das principais expectativas para o futuro são diversidade e transparência nas empresas. De acordo com a pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, 79% das pessoas consumidoras desejam que marcas se posicionem em relação a assuntos relevantes em áreas como sociedade, cultura, meio-ambiente e política. Elas também querem saber como são as condições de trabalho das pessoas colaboradoras, qual a origem do produto e qual o impacto ambiental e social daquele negócio.

Existem serviços de consultoria em Diversidade e Inclusão que você pode buscar para realizar um mapeamento de diversidade na sua empresa e desenvolver planos práticos que permitam o acolhimento de novos grupos no seu negócio. Investir nesse processo é estar de acordo com a nova economia e contar com pessoas colaboradoras engajadas, com diferentes vivências, pontos de vista e formas de criar soluções.

Tecnologia e Comunicação são fatores chaves

A Magazine Luiza é um dos maiores exemplos de como investir nesses fatores é determinante para o sucesso. Desde que criou o Luizalabs, o seu laboratório de inovação, a Magalu valorizou em mais de 1000% na bolsa de valores, apesar do cenário da pandemia.

A empresa também é referência em construção de marca com a Lu, a influencer da Magazine Luiza. A personagem 3D está presente em diversos canais, já participou de clipes de música e até comentou jogos de futebol no Tik Tok.

Tudo isso só foi possível por causa da transformação digital que a empresa iniciou. Por isso, investir em automatização de processos, experiência da pessoa usuária, construção de marca e comunicação humanizada são alguns dos passos que você pode iniciar.

Trabalhe com dados

Todos esses processos precisam ser acompanhados, assim você consegue entender quais estratégias estão dando certo, como o seu público tem reagido a cada mudança e quais metas estão sendo atingidas. Quando você trabalha se baseando em dados, você tem um processo de tomada de decisões mais estratégico, isso é ser Data Driven. 

Então, com o uso de diferentes métricas é possível medir a experiência da pessoa usuária e promover a melhoria contínua do seu negócio com o objetivo de manter aquela pessoa envolvida com a sua marca. Nós abordamos essa etapa em nossas consultorias, mas para te dar um contexto geral, é importante você saber que os dados coletados devem estar de acordo com os princípios da LGPD, para que as informações obtidas possam ser interpretadas, analisadas e aplicadas no processo de melhoria.

Bônus: simplifique 😀

Inovar não significa ter que usar parafernalhas ou criar super invenções, o importante mesmo é pensar em facilitar processos e atender as demandas do seu público de forma ágil.

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